Edição 18- QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL?
EDIÇÃO 18 - ECONOMIA POSITIVA 29/06/2021
Um bom dia para o "eu" do futuro e para os leitores que um dia tenham o azar de vir aqui parar.
De férias e com vontade de escrever que nem um poeta louco, começa assim mais uma edição de Economia Positiva.
Atualidade económica, social e política
- Portugal e França eliminados do Euro2020 por Bélgica e Suiça, respetivamente.
-Quem viajar de Portugal para a Alemanha tem de cumprir quarentena a partir de hoje. Fonte: Sapo
- Variante delta já é dominante em Portugal. Fonte: Observador
- CDS exige explicações a Cabrita após atropelamento. Fonte: Observador.
Qual a importância de uma estrutura organizacional?
Nesta edição decidi analisar a importância de uma estrutura organizacional numa organização. Ora, inicialmente, convém perceber o significado deste conceito.
Uma estrutura organizacional é uma cadeia formal de relações que coordena as atividades de uma organização e determina a forma como os colaboradores usam os recursos para atingir os objetivos. A estrutura organizacional especifica os papeis, as relações entre as pessoas e procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada dos seus membros.
Existem vários tipos de estruturas porém irei apresentar apenas a estrutura funcional e a estrutura divisional.
A estrutura funcional baseia-se em agrupar as pessoas por áreas especializadas das empresas, tais como produção, recursos humano, marketing... A principal vantagem desta estrutura é a facilidade de utilização e coordenação de serviços e melhores oportunidades de subir na carreira para os colaboradores. As desvantagens são o crescimento dos interesses da função poderem criar conflito com os interesses da organização, dificuldade de adaptação a determinadas estratégias. Esta estrutura é mais adequada a pequenas e médias empresas.
A estrutura divisional agrega os departamentos por áreas de negócio ou divisões. Esta estrutura é mais adequada para grandes empresas. A diferença entre estas estruturas é que a segunda converge menos na hierarquia.
Assim, conseguimos perceber que a estrutura da empresa é como um esqueleto. É o que vai permitir a uma empresa agilizar processos, comunicar entre setores e dinamizar o seu trabalho. Uma empresa sem uma estrutura definida ou com uma má estrutura não terá uma direção de como proceder, cairá numa confusão desnecessária. Para além disso nunca irá maximizar a eficiência da empresa visto que para cada decisão que tomar, a resposta será lenta e descoordenada.
João Barros
Comentários
Enviar um comentário