Edição 6 - LÍDER VS GESTOR
EDIÇÃO 6 - ECONOMIA POSITIVA 17/12/2020
Um bom dia para o "eu" do futuro e para os leitores que um dia tenham o azar de vir aqui parar.
Com duas multas de estacionamento e com pouca vontade de as pagar, começa assim mais uma edição (quase natalícia) de Economia Positiva.
Atualidade económica, social e política
- Portugal recebeu 9750 vacinas e a vacinação começa entre 27 e 29 de dezembro.
- SEF tem novo diretor nacional: Luís Francisco Botelho Miguel. Fonte: Observador
- Nova variante do coronavirus identificada no Reino Unido é 77% mais transmissível do que a original. Boris Johnson anuncia restrições para o Natal. Fonte: Visão
- Péssima prestação do PR na sua entrevista à SIC e péssimo trabalho jornalístico na RTP1 a André Ventura.
Líder vs Gestor
Na edição desta semana decidi analisar a diferença entre um líder e um gestor. À primeira vista os dois podem parecer iguais, mas quando analisados percebe-se claramente onde se distinguem. Primeiro convém perceber cada conceito em separado.
Um líder é alguém com a capacidade de influenciar pessoas de modo a que estas sigam as suas ações ou pensamentos. Possui a habilidade de inspirar, influenciar e motivar os seus seguidores, a fim de chegar a um objetivo. O líder é sinónimo de mudança, não tem medo do imprevisível, é destemido e corajoso, sendo por vezes irresponsável.
Há muitos anos atrás pensava-se que um bom líder deveria ter determinadas características físicas como a altura, peso e energia. Porém essa teoria foi abandonada com o desenvolvimento da teoria das relações humanas. As características psicológicas têm uma maior influência do que as características físicas na capacidade de liderança. Temos como exemplo de grandes líderes Napoleão Bonaparte, Hítler e Kim Jong-un que certamente não foi pelo seu porte físico que ganharam a notoriedade de grandes líderes.
Um gestor é alguém que coordena e administra as suas atividades através de pessoas com vista a atingir objetivos estabelecidos.
Um gestor tem como funções o planeamento, organização, direção e controlo (irei falar mais sobre estas nas edições seguintes). Sendo que é impossível exercer gestão sem pessoas.
Também o gestor deve ter a capacidade de inspirar, influenciar e motivar os seus colaboradores, com vista a ter uma equipa determinada e disposta a atingir os objetivos. Existem cinco fontes de poder que habilitam os gestores a serem líderes e a influenciarem os seu colaboradores a atingirem os objetivos, o poder legítimo, o poder pela recompensa, o poder coercivo, o de referência e o poder por competência.
A principal diferença entre um gestor e um líder é que o gestor tem responsabilidades para além de liderar. O líder, como referi acima, sinónimo de mudança, e essa mudança pode por vezes ser a decisão errada. Daí um bom líder nem sempre ser um bom gestor, mas um bom gestor ser obrigatoriamente um bom líder. Se um gestor tiver como ambição ser o melhor possível, terá, inevitavelmente, que ser um bom líder pois terá que aplicar as suas funções e ainda inspirar e motivar os colaboradores. Pelo contrário, um bom líder como nem sempre dá o mesmo valor a todas as responsabilidades, pode tornar-se "distraído" e acabar por tomar decisões precipitadas.
Concluindo, um bom gestor é também um líder que não toma decisões de rutura ou precipitadas que comprometem a organização.
João Barros
Comentários
Enviar um comentário