Edição 3 - ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DE UMA EMPRESA

 EDIÇÃO 3 -  ECONOMIA POSITIVA                                                                           26/11/2020


       Um bom dia para o "eu" do futuro e para os leitores que um dia  tenham o azar de vir aqui parar.

       Para quem partiu os vidros do meu carro esta semana, apenas dizer que foi muito desagradável andar nesta altura do ano com os 2 vidros abertos. Sr. Patife, fez um bom trabalho em estragar-me o dia. Começa assim a terceira edição do Economia Positiva.


    Atualidade económica, social e política

     - Hungria e Polónia vetam orçamento plurianual da UE. Fonte: Observador

     - OMS alerta governos para a possibilidade de uma terceira vaga no início de 2021.Fonte: Sapo-Económico

     - Parlamento trava transferência para o Novo Banco em 2021.Fonte: Jornal de Negócios

     - Orçamento de Estado aprovado com abstenções de PCP, Verdes e PAN.


     Ética e Responsabilidade Social de uma empresa

    

     Decidi analisar dois conceitos importantes que, por vezes, são esquecidos nas empresas, responsabilidade social e ética.

     Começando pela responsabilidade social, esta está relacionada com a forma como uma empresa está inserida na sociedade e no mercado e como age nesse ambiente. 

     Divide-se em três componentes de responsabilidades: económica, legal, ética.

     - Responsabilidade económica é a base de qualquer empresa, deve ser lucrativa, deve beneficiar os seus acionistas, trazendo-lhes valor, deve operar com um determinado nível de qualidade e manter uma posição competitiva no mercado.

      - Responsabilidade legal no sentido em que tem que cumprir as leis e os seus bens ou serviços devem satisfazer as obrigações legais. Estas duas componentes tem caracter obrigatório.

      - Responsabilidade ética, as empresas devem reconhecer que o seu comportamento e integridade devem estar além do mundo económico e financeiro. Para isso devem adotar medidas justas e fazer o que é correto.

     As empresas tem ainda responsabilidades para com os seus consumidores, investidores, empregados e para com o ambiente. A empresa não deve atuar contra os seus clientes, deve salvaguardar os direitos dos trabalhadores, os gestores não podem abusar do seu poder, beneficiando ou prejudicando os acionistas e por último as empresas devem controlar o seu impacte ambiental.

     A visão clássica assumia que o pagamento de impostos era um contributo suficiente das empresas para a sociedade. Já a visão moderna explica que para além do pagamento de impostos as empresas devem participar de forma ativa no progresso vida das pessoas.

    Passando agora para a ética, esta diz respeito ao comportamento e à tomada de decisões dos gestores. Preocupa-se com a verdade e a justiça. Para isso as empresas devem elaborar códigos de conduta fortes e que indiquem a forma como os colaboradores se devem comportar nos negócios e dentro da própria organização. Isto criará uma cultura empresarial mais enraizada na verdade e justiça.

    Assim, a responsabilidade social surge como consequência das decisões dos gestores e de políticas adotadas por membros da administração e a ética está diretamente ligada a cada membro da organização.


     Por fim a questão põe-se: as organizações  portuguesas têm desempenhado um bom papel quanto à responsabilidade social e quanto à ética dos seus colaboradores ? 

João Barros

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Edição 19- COMO AGIR PERANTE MOMENTOS DE CRISE (BENFICA) ?