Edição 17- ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS PARA AS EMPRESAS
EDIÇÃO 17 - ECONOMIA POSITIVA 8/06/2021
Um bom dia para o "eu" do futuro e para os leitores que um dia tenham o azar de vir aqui parar.
Livre como um passarinho e com os últimos exames à vista, começa assim mais uma edição de Economia Positiva.
Atualidade económica, social e política
- Apoio para pagar rendas chegou apenas a 769 famílias e com atrasos. Fonte: Público
- Portugal tem maior quebra do PIB da UE no primeiro trimestre. Fonte: Observador
Estratégias competitivas para as empresas
Nesta edição decidi pensar sobre estratégias que as empresas podem utilizar para se tornarem mais competitivas no mercado.
A estratégia competitiva é o que permite a uma empresa alcançar vantagem relativamente aos seus concorrentes.
Segundo Porter, existem 3 estratégias gerais que apresentam elevadas taxas de rendibilidade:
- Estratégia de diferenciação- Neste caso, o principal objetivo da empresa e do gestor é diferenciar o(s) seu(s) produto(s) dos concorrentes.
- Estratégia por focalização- Este abordagem pretende evitar o choque com os grandes do setor, apoiando-se num nicho mal explorado e para o qual a empresa desenvolve as competências necessárias de forma a abordar o segmento. Os gestores podem ainda seguir uma focalização pelos baixos custos em que servem um ou poucos segmentos do mercado global e procuram que a sua organização tenha os custos mais baixos do segmento, ou focalização pela diferenciação em que procuram servir um ou poucos segmentos do mercado e procuram que a sua organização seja a mais diferenciada do mercado.
-Estratégia de liderança pelos custos- Esta estratégia orienta-se, prioritariamente, para a minimização dos seus custos totais. Segundo Porter as empresas que perseguem uma estratégia de baixos custos podem vender produtos a preços mais baixos que os concorrentes e ainda obter bom lucro porque tem custos mais baixos.
Esta edição foi baseada nos meus apontamentos de gestão, bem como no livro Manual de Gestão Moderna.
João Barros
Comentários
Enviar um comentário